2ª via CNH pode ser pedida por celular ou Tablet
2ª via CNH pode ser pedida por celular ou Tablet
Os condutores que perderam (por roubo ou extravio) ou que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em má conservação e querem tirar a 2ª via agora têm mais uma opção, que não requer tempo de espera em grandes filas: solicitar o documento por meio de um aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para tablets e smartphones.
Além de solicitar a nova via da CNH, é possível ainda acompanhar a entrega do documento pelo aplicativo, que é gratuito. Para baixar o programa, o usuário de plataforma iOS, da Apple, deve procurar por ‘Detran.SP’ na App Store. A mesma busca deve ocorrer no Google Play, para disposítiveis móveis com Android (da Google).
O login é feito com o CPF e a mesma senha cadastrada pelo usuário no portal do Detran-SP, que já realizava o serviço de emissão de nova via do documento.
A taxa de emissão da 2ª via da CNH custa R$ 33,23, mais R$ 11,00 opcionais, destinados ao envio do documento pelos Correios. O condutor pode ainda optar por retirar o documento em uma unidade do Detran (veja a lista de locais no final da matéria).
Uma vez com o aplicativo instalado no celular ou tablet, o condutor pode ainda consultar as multas e pontos na CNH, além de possíveis débitos e restrições de veículo.
Presencialmente
Em 2013, cerca de 230 mil documentos foram solicitados pelo portal do Detran, sem que o cidadão precisasse de atendimento presencial.
Mas, quem preferir, pode comparecer a uma unidade do Poupatempo ou da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para realizar serviços relacionados à CNH, como solicitação de 2ª via, adição ou mudança de categoria, renovação, alteração de dados, transferência de município, substituição da permissão para dirigir, habilitar documento para uso no exterior e defesa, entrega ou reabilitação do documento que foi suspenso ou cassado.
E quem não tem CNH, como faz?
Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade onde mora (veja a lista de endereços no final da matéria) ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Para conseguir a Permissão para Dirigir, ou primeira habilitação, para as categorias “A” (motocicletas) e “B” (carros), ou “A e B”, o interessado precisará passar por cursos teóricos e práticos, além de exames médicos e psicológicos.
Via A Tribuna
O artigo: 2ª via CNH pode ser pedida por celular ou Tablet, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.