Carnaval: Confira dicas para uma viagem segura
Carnaval: Confira dicas para uma viagem segura
O Carnaval está aí e muita gente deve estar de viagem programada para cair na folia. Antes de viajar, é importante estar atendo a orientações que podem fazer a diferença para o motorista. Uma delas é o tempo de descanso. O recomendável é uma pausa a cada duas horas para longos trajetos. Este é o intervalo ideal para se alimentar e descansar um pouco.
O Radar Nacional traz dicas de especialistas para garantir uma viagem tranquila e segura. Confira:
Mecânica em dia
Faça uma revisão completa no carro. Verifique nível do óleo, pastilhas de freio, limpeza das velas, luzes dos faróis e das setas. Verifique a suspensão, o cinto de segurança e a parte elétrica do automóvel.
Atenção aos pneus
Certifique-se de estar com os pneus em bom estado, calibrados e alinhados. Inclusive o estepe. Verifique o estado dos itens obrigatórios como triângulo, chave de roda e macaco.
Pausa para o Descanso
O motorista deve parar a cada duas horas para se alimentar e descansar antes de seguir viagem. Apenas ultrapasse em trechos de faixa tracejada e respeite o limite de velocidade.
Excesso de bagagem, nem pensar
Verifique o peso apropriado para o seu veículo e não exceda o limite estipulado em manual. Evite colocar bagagens em locais que obstruam a visão. Respeite o limite de passageiros e certifique-se de que todos estejam com o cinto de segurança.
Planejamento
Planeje seu trajeto, determine pontos de parada e um ritmo para a viagem. Procure viajar de dia e em boas condições climáticas, se possível.
Documentação
Esteja com o carro regularizado. Pague o seguro obrigatório, o IPVA e qualquer multa pendente. Com isso feito, realize o licenciamento de seu veículo. Verifique se o seu extintor. Apesar de o uso ter se tornado facultativo para automóveis de passeio, é um importante item de segurança.
Animais de estimação e crianças
Nunca se esqueça que as crianças de até dez anos devem ser transportadas apenas no banco traseiro e em uma cadeirinha adequada para cada idade. Já os pets precisam ficar dentro de uma caixa de transporte ou mesmo presos com a coleira ao cinto de segurança no banco de trás do carro.
E vale lembrar:
Cinto de segurança é obrigatório;
Preste atenção se a faixa marcada na estrada é seccionada, pois somente nesse caso a ultrapassagem é permitida;
Use o acostamento apenas em casos de emergência e use a sinalização correta para evitar acidentes;
E não se esqueça de calibrar corretamente os pneus, seguindo a orientação do manual do proprietário – em alguns veículos há essa informação também em um adesivo na parte interna da porta do motorista ou no interior da tampa de combustível.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Carnaval: Confira dicas para uma viagem segura, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.