Causa de muitos acidentes, o ofuscamento pode ser evitado. Veja como
Causa de muitos acidentes, o ofuscamento pode ser evitado. Veja como
Estatísticas mostram que 5% dos acidentes de trânsito são causados por ofuscamento principalmente no nascer e por do sol
Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos. A vista humana pode levar até sete segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a visão plena. Um risco para a condução.
Uma das principais formas de ofuscamento é aquela causada pela incidência direta de raios solares. Essa incidência de luz ocorre geralmente no início da manhã e no final da tarde, quando o sol está muito próximo do horizonte.
A primeira dica é o uso de óculos de sol, pois ele reduz a fadiga ocular, o risco de ofuscamento e a cegueira temporária. No entanto, 20% dos motoristas não usam sempre o acessório.
Veja outras:
1)O para-sol deve sempre ser extensível e dobrável e ser usado apenas em momentos específicos de grande brilho, pois reduz o campo de visão.
2) Use óculos polarizados com cristais e de cor esverdeada, cinza ou marrom.
3) Se houver o ofuscamento, o condutor deve reduzir a velocidade e nunca realizar paradas bruscas.
4) Se o condutor estiver dirigindo na linha de frente do sol, é possível parar e esperar 5 minutos para o sol mudar de direção.
5) Para o condutor que estiver dirigindo por muitas horas com a incidência de luz solar, o ideal é fazer paradas regulares para descansar os olhos.
6) Ligue sempre a luz baixa, se o veículo não tiver luzes diurnas (LCD) – dessa forma você percebe melhor quem se aproxima, além de ser visto a uma distância maior.
7) O condutor nunca deve dirigir com óculos de sol à noite ou em áreas escuras ou túneis.
8) Ir anualmente no oftalmologista também é uma dica de segurança.
Fonte: Portal do Trânsito
O artigo: Causa de muitos acidentes, o ofuscamento pode ser evitado. Veja como, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.