Concessionárias fazem promoções; saiba aproveitar e que cuidados tomar
Concessionárias fazem promoções; saiba aproveitar e que cuidados tomar
Com vendas em baixa, as marcas estão fazendo de tudo para atrair o consumidor de volta para as concessionárias. Na hora de desovar estoques, vale dar generosos descontos, facilitar a forma de pagamento e até dar IPVA quitado como forma de agradar ao comprador. Porém, é preciso ter algumas precauções quando a oferta parece tentadora demais.
O G1 consultou entre 10 e 14 de julho o site das seis marcas que mais comercializaram carros e comerciais leves no primeiro semestre de 2014. Em todos, com exceção da Renault, há promoções. Confira o que cada uma está ofertando e veja as possíveis “pegadinhas” que podem iludir quem está interessado em comprar um carro.
‘Taxa zero’ que não é zero
Algumas marcas alardeiam vender seus veículos com a famosa “taxa zero”. Mas é preciso cuidado na hora de financiar o carro, já que nem sempre o valor total do veículo financiado nessas condições é o mesmo anunciado pela marca. Isso porque mesmo que o juro seja zero, há impostos e outras taxas que incidem sobre o financiamento.
“Não existe taxa zero na prática. Sempre há um conjunto de taxas, que, somadas, resultam no chamado Custo Efetivo Total, ou CET. Ela é uma junção de todos os encargos, como Taxa de Cadastro (TC) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Assim, em qualquer parcelamento, há um custo, que varia de acordo com a marca e as condições que ela deseja vender um determinado modelo”, afirma Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos econômicos da Anefac, a associação dos executivos de finanças, administração e contabilidade.
De qualquer forma, a TC só pode ser cobrada uma vez, quando o cliente faz o primeiro cadastro com a instituição financeira. Se o financiamento seguinte for pelo mesmo banco, a tarifa não pode ser cobrada novamente.
Via G1
O artigo: Concessionárias fazem promoções; saiba aproveitar e que cuidados tomar, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.