Contran quer “caixa preta” nos carros até 2021
Contran quer “caixa preta” nos carros até 2021
Por meio de resolução vaga, Conselho Nacional de Trânsito quer automóveis com gravador de dados de acidentes de trânsito.
Por meio da Resolução nº 717/2017, publicada em 30 de novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dispôs sobre futuras exigências que fará aos automóveis. Entre elas aparece um “Gravador de acidentes de trânsito”. Como a entidade não dá explicações sobre o item, leva-se a crer que os automóveis deverão ser equipados com uma espécie de caixa preta que armazene informações do veículo no momento de um acidente.
De acordo com a resolução, as montadoras têm 36 meses, contando a partir de 30 de dezembro, estudar a “novidade”, o mesmo prazo vale para a regulamentação da exigência. As fabricantes também poderão entregar ao Contran estudos de viabilidade para a implementação durante tal prazo, que serão deliberadas pela entidade.
Hoje, algumas montadoras já utilizam uma espécie de “caixa preta” na central eletrônica dos carros para monitorar parâmetros de funcionamento do veículo, mas não uma telemetria completa do carro, como acontece nos aviões, por exemplo.
Fonte: ICarros
O artigo: Contran quer “caixa preta” nos carros até 2021, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.