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Governo quer vetar estepe de uso temporário

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Governo quer vetar estepe de uso temporário


Proposta prevê pagamento de multa de 10% do valor do veículo ao proprietário, em caso de descumprimento.


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A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do deputado Pompeo de Mattos (PMDB-RS) que estabelece que as montadoras devem instalar um estepe idêntico aos pneus dos modelos nacionais e importados comercializados no País.

Isso significa que os estepes de uso temporário não poderão ser mais usados nos carros do País, caso o projeto vire lei.

O projeto tramitará em conjunto com o texto do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE). De acordo com a peça de Mitideri, os estepes que equipam os veículos hoje possuem dimensões e características diferentes dos que estão nas rodas originais.

Isso “prejudica sobremaneira a movimentação e a segurança do automóvel” e “pode trazer riscos elevados para os condutores e passageiros desses veículos”.

O projeto de lei também impõe que as montadoras paguem 10% do valor do veículo ao proprietário, caso o estepe e os outros pneus sejam diferentes. Agora, a proposta dever tramitar nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


DNT 04-12-2013 SAO PAULO - SP / JORNAL DO CARRO OE / COMPARATIVO LOGAN X VOYAGE X SIENA - motor do voyage da Volkswagen - FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

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LAVAR O MOTOR

A prática não é mais recomendada por engenheiros, pois pode danificar componentes elétricos e eletrônicos que ficam no cofre do motor. Se a sujeira incomodar, procure ajuda especializada.


CTRAN5 SAO PAULO SP 28.12.2008 TRANSITO RODOVIA IMIGRANTES CIDADES Trânsito intenso na Rodovia dos Imigrantes no sentido capital , próximo a interligação com rodovia Anchieta , na volta do paulistano para a casa depois do feriado de Natal. FOTO CLAYTON DE SOUZA/AE

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FAROL DE NEBLINA

Os faróis de neblina devem ser usados, como o nome diz, com neblina. Durante o dia, a lei agora pede que os faróis baixos sejam usados, portanto, eles não servem. À noite, são insuficientes para iluminar o caminho, já que têm luz mais fraca e difusa. Use-os sempre junto com os faróis principais. E não adianta colocar lâmpadas mais fortes, já que o facho do farol de neblina só faz criar um clarão incômodo e sem forma à frente do carro.


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SPRAY NO FUNDO DO CARRO

Borrifar produtos químicos na parte de baixo do carro é uma prática antiga, que não é mais necessária hoje em dia. Esses produtos podem atacar a borracha de mangueiras e terminais de suspensão e direção, diminuindo sua vida útil. Se estiver muito sujo, ou for algo incômodo ao dono do carro, é melhor lavar com água em alta pressão mesmo.


RADIADOR09 - SAO PAULO - 19-04-07 RADIADOR - JORNAL DO CARRO.Foto do servico de limpeza do radiador como mostra, o mecanico Wilsom Ferigato.Foto Claudio Teixeira/AE

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SÓ ÁGUA NO RADIADOR

Foi-se o tempo que era possível completar com apenas água o nível do radiador. A água da torneira pode contaminar o sistema, acelerando a corrosão dos componentes. Além disso, muitos motores trabalham a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, mesmo sob pressão no sistema de arrefecimento. Assim, um aditivo é indispensável ao funcionamento do propulsor.


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PASSAR NA LOMBADA FREANDO

Se não deu tempo de frear o suficiente para passar numa lombada, evite transpô-la com o pé no freio. Reduza o quanto for possível antes, mas alivie o pé ao passar pelo obstáculo. Isso vai levantar a frente do carro e evitar raspões piores na parte de baixo do motor. Respire fundo e deixe a suspensão trabalhar.


S11 SP 26-03-2007 JORNAL DO CARRO JT gol totalflex - volkswagen lancou em 24 de marco de 2003 o seu primeiro motor bicombustivel FOTO DIVULGACAO

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NÃO MISTURAR GASOLINA E ETANOL NO TANQUE

Há um mito de que não se pode misturar grandes quantidades de gasolina e etanol no tanque do carro. Isso não é verdade, visto que os sensores localizados na central eletrônica e as peças do sistema de combustível são todas preparadas para identificar e lidar com qualquer volume dos dois, permitindo que o carro funcione da melhor maneira possível


ala3 São Paulo 10/07/09 - JORNAL DO CARRO - CAMBIO AUTOMATICO - Especial cambio automatico. FOTO ANDRE LESSA/AE.

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PONTO MORTO NÃO ECONOMIZA MAIS COMBUSTÍVEL

Ao contrário do que se diz a crença popular, da época dos carros com carburador, colocar o carro no ponto morto, como é popularmente conhecido, não ajuda a economizar combustível. O sistema de injeção eletrônica continua enviando combustível, mesmo assim. Para conseguir economizar, basta tirar o pé do acelerador e aí o carro vai entender que não está sendo requisitado e injetar apenas o necessário para manter o motor funcionando


TESTES S11 SP 28-04-05 J CARRO JT testes com sistemas de freios ABS da Bosch. Na foto, um Chevrolet Astra. FOTO Divulgacao.

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FUNÇÃO DO FREIO ABS NÃO É REDUZIR ESPAÇO DE FRENAGEM

Há a crença de que os freios ABS ajudam a reduzir o espaço de frenagem. Isso pode até ocorrer, dependendo da situação, mas não é a sua função. O sistema evita o travamento das rodas em uma frenagem, permitindo ao motorista ter o controle do volante durante a operação e reduzindo o risco de acidentes.


VICIOS2 S13 SAO PAULO 24/01/01 JORNAL DO CARRO JT VICIOS - HABITOS COMUNS A UM GRANDE NUMERO DE MOTORISTAS - O MOTORISTA MANTEM O ACELERADOR PRESSIONADO E DEIXA O PE ESQUERDO NA EMBREAGEM FOTO JOSE CORDEIRO/AE

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ACELERAR O CARRO ANTES DE DESLIGAR

Acelerar o carro antes de desligar também é um mito que caiu com o carburador. Havia a prática em carros carburados para tentar facilitar a próxima partida ao deixar a gasolina ou etanol na linha de combustível, reduzindo o esforço da bomba para puxar. O problema é o combustível que fica no cilindro e não é queimado retira o fio de óleo que envolve os pistões, gerando maior atrito na próxima partida e desgastando mais as peças


ala6 São Paulo 10/07/09 - JORNAL DO CARRO - CAMBIO AUTOMATICO - Especial cambio automatico. FOTO ANDRE LESSA/AE.

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COLOCAR O CÂMBIO AUTOMÁTICO EM NEUTRO NAS PARADAS

Ao contrário do mito, não é preciso colocar o câmbio em neutro nas paradas em semáforos. Ele não será sobrecarregado por, supostamente, querer acelerar enquanto você segura o veículo no freio. Enquanto o carro estiver ligado haverá lubrificação dos componentes e na verdade a troca de neutro para drive ou vice-versa o tempo todo, pode levar na verdade a um desgaste maior e prematuro dos tambores de acoplamento


PNEU10 - SAO PAULO - 08-11-06 PNEU - JORNAL DO CARRO. Foto do serviço de manutenção dos pneus.Foto Claudio Teixeira/AE

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PNEU NOVO NA FRENTE OU ATRÁS?

Pneus novos na frente ou atrás? Muitos pensam que, se for necessário trocar apenas dois pneus (em vez dos quatro), é melhor instalá-los no eixo traseiro. O correto, porém, é colocar a dupla nova na frente, porque são as rodas direcionais, e onde normalmente está a tração e o maior peso.


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PASSAR NO RADAR EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE

Há quem diga que radares não conseguem detectar veículos em altíssima velocidade. Mas esse flagra feito pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul, durante o fim de semana, prova o contrário: o registro mostra uma moto a 251 km/h.



GASOLINA5 S2 SAO PAULO 01/11/02 GASOLINA / AUMENTO EDIT ECONOMIA OE. AUMENTO DE COMBUSTIVEL - FRENTISTA ABASTECENDO VEICULO NO POSTO BR DA PETROBRAS NA RUA TURIASSU. FOTO SERGIO CASTRO /AE

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GASOLINA PREMIUM NÃO AUMENTA POTÊNCIA DO CARRO

Gasolina do tipo premium aumenta a potência do carro? Não, é mito. Há motores, principalmente os mais avançados, que funcionam melhor com combustível de maior octanagem (como no caso da premium). Mas ela apenas permite que o motor renda o seu máximo. Na maioria dos motores, não faz nenhuma diferença.


VICIOSVOLANT04 - SAO PAULO - 23-05-2006 VICIOSVOLANT - Jornal do Carro.Vicios que danificam o carro, como passar com uma rada de cada vez na lombada.Foto Claudio Teixeira/AE

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NÃO PASSE POR LOMBADAS NA DIAGONAL

Passar sobre lombadas na diagonal é melhor para o carro? Não, é mito. Esse tipo de manobra provoca uma torção desnecessária no monobloco do veículo, o que deve ser evitado. O melhor é passar com o carro na perpendicular, ou seja, com as duas rodas subindo na lombada ao mesmo tempo.


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CÂMBIO MANUAL X CÂMBIO AUTOMÁTICOS/AUTOMATIZADOS

Câmbio manual é melhor para quem gosta de desempenho? Não, é mito. Atualmente, há sistemas automatizados com dupla embreagem, capazes de fazer trocas mais rápidas do que um piloto profissional conseguiria em uma transmissão manual.

Fonte: Jornal do Carro



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