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Indústria automotiva deve ficar longe de atingir meta de eficiência energética

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Indústria automotiva deve ficar longe de atingir meta de eficiência energética


industria-automotiva-deve-ficar-longe-de-atingir-meta-de-eficiencia-energeticaA indústria automotiva deve ficar atrás da meta de reduzir em 12% o consumo de combustíveis até o final de 2017, como prometeu ao governo federal ao ficar livres do IPI de 30 pontos percentuais, como parte do acordo dentro do Programa Inovar-Auto. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a crise econômica é o principal entrave.

Embora algumas fábricas já tenha se adequado, a margem deve ficar abaixo do esperado em vista da redução nas vendas de veículos. O cálculo da diminuição do consumo é feito por uma média que considera o desempenho de cada modelo e as unidades vendidas no período.

O cálculo da redução obtida por fabricante é feito por meio de uma média ponderada, que considera o desempenho de cada modelo e a quantidade de unidades comercializadas no período.

Entre janeiro e maio deste ano, foram emplacadas 24% menos unidades novas em relação ao primeiro quadrimestre de 2015. No mês de maio, a produção caiu 18% frente ao quinto mês do ano passado.

Tecnologia
A adoção de tecnologia veicular ar reduzir os impactos ambientais seguiu as diretrizes do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado em 1986. Em etapas, tem buscado diminuir a emissão de poluentes, promover o desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria das características dos combustíveis.

Em 2012 passou a  valer a fase mais recente, quando passou a ser obrigatória a implantação desses sistemas de pós-tratamento dos gases para motores a diesel, que reduziram a dispersão de poluentes na atmosfera.

Novas diretrizes foram adotadas para comprovar menos danos ao meio ambiente por meio do PCVE (Programa de Combustível e Tecnologia Veicular e Emissões). Implantado oficialmente em maio deste ano, o programa realiza testes e simulações, cujos resultados formarão um banco de dados científicos. Informação ajudam a aprimorar o monitoramento da qualidade do ar e verificar o que é preciso ser feito para reduzir o impacto ambiental causado pelos automóveis.

Fonte: Radar Nacional

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