Maio tem redução em mortes no trânsito paulista
Maio tem redução em mortes no trânsito paulista
O número de mortos no trânsito no Estado de São Paulo foi 11% menor em maio na comparação com o mesmo período do ano passado. Já no período acumulado de cinco meses, a redução foi de 7% na comparação com o quinquimestre de 2015, com 173 óbitos a menos.
Já os acidentes com vítimas diminuíram 27%, demonstrando índices positivos com relação à meta de 2020, de redução pela metade no número de vítimas fatais nas vias. Os dados são do Infosiga-SP, relatório que reúne informações sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência do trânsito. As estatísticas de mortos têm como base boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil. Já os dados sobre acidentes com vítimas utilizam informações da Polícia Militar Estadual e Polícia Rodoviária Federal. A ferramenta reúne dados sobre gênero, faixa etária, tipos de acidentes, como por exemplo, colisões ou atropelamentos e tipos de vítimas, como motociclistas ou pedestres.
No mês de maio, 64% das mortes ocorreram por colisões e atropelamentos; 82% envolveram o sexo masculino; 23% jovens entre 18 e 29 anos. Além disso, motociclistas e pedestres se apresentam como principais perfis de vítima, com 28% e 27% dos óbitos respectivamente. Em relação ao acumulado do ano, de janeiro a maio de 2016, o Infosiga-SP mostra praticamente os mesmo resultados, em termos de características das vítimas e acidentes.
Redução
A redução da violência no trânsito é atribuída pelo governo paulista às ações de educação no trânsito e projetos de mobilidade urbana. O Centro Paula Souza, com o apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, desenvolve ação de conscientização e capacitação de educadores em temas relacionados ao trânsito, para que estes criem projetos e estimulem a abordagem desse assunto com seus alunos em sala de aula.
Em 2013 foi criado o Direção Segura, programa da PM que tem caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, que atua na redução de acidentes e mortes causados pelo consumo de álcool combinado com direção. A Operação Direção Segura Integrada é um trabalho realizado em conjunto com a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Técnico-Científica e o Detran-SP. Ao todo, 7.106 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante de janeiro a maio deste ano. Dessas, 525 cometeram crime de trânsito em razão do teor alcoólico apontado pelo etilômetro (bafômetro).
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Maio tem redução em mortes no trânsito paulista, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.