42016abr

Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas

semana-da-saude-tem-atendimento-de-graca-para-profissionais-das-estrada

Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas


semana-da-saude-tem-atendimento-de-graca-para-profissionais-das-estradaProfissionais da área de transportes receberão atendimento médico gratuito na Semana da Saúde. Entre os dias 4 e 8 de abril, trabalhadores poderão se dirigir a uma das 149 unidades do SEST SENAT para um check-up.

Entre os serviços oferecidos a custo zero estão odontologia, fisioterapia, nutrição, além de exames de preção ocular e aferição da pressão arterial. Os profissionais poderão ainda participar de aulas de ginástica laboral e de dança, meditação e yoga. Equipes de saúde do SEST SENAT darão orientações que devem ser seguidas pelos motoristas para uma vida mais saudável.

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar cidadãos do mundo inteiro sobre questões que comprometem a saúde da população e chamar a atenção para hábitos mais saudáveis. A campanha neste ano tem foco no combate ao diabetes.

Coluna
A coluna exige maior atenção dos motoristas profissionais. É o que alerta pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), sobre o perfil do caminhoneiro e que sonda questões ligadas à qualidade de vida e à saúde dos trabalhadores das estradas. Levantamento aponta que pelos menos 16% dos respondentes já fizeram tratamento médico por conta de dores nas costas. Em seguida, aparecem problemas como pressão alta (11%); e problemas de visão (8%).

A fisioterapeuta do SEST SENAT, Francieli Lodi, explica que muitas vezes o problema decorre da má postura, agravado pelas longas horas na direção e falta de atividade física. Alguns cuidados, afirma a especialista, podem ser tomados para evitar dores ou o surgimento de danos à coluna. “É preciso fazer alongamentos e ter muito cuidado com a postura. Manter as costas bem encostadas no banco, de modo que forme um ângulo de 90 graus. E os braços, ao volante, devem ficar levemente flexionados”, ressalta.

A pesquisa revela ainda que entre os profissionais escutados, 44,6% disseram que cuidam da saúde e fazem exames de rotina. Outros 24% fazem uso de medicamento controlado. Sofrem de hipertensão 57,7% dos motoristas. Mais da metade – 60% – consome bebidas alcoólicas nos finais de semana. A pesquisa revela que 45% dos motoristas já receberam ofertas de drogas nas estradas e, destes, 12,1% disseram ter aceitado.

Fonte: Radar Nacional

O artigo: Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.