Simulador veicular será obrigatório nas autoescolas a partir de julho
Simulador veicular será obrigatório nas autoescolas a partir de julho
Alunos que se matricularem em autoescolas a partir do dia 1º para tirar a primeira carteira de habilitação terão de ter cinco aulas no equipamento, que já chegou a Joinville
A partir do dia 1º de julho, todos os alunos que se matricularem nas autoescolas para tirar a carteira de habilitação terão de passar pelo simulador veicular. O procedimento será obrigatório em todo o País, conforme determina a resolução 473 de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O objetivo é facilitar o processo de formação de novos condutores. Em Joinville, a Autoescola Pirabeiraba foi a primeira a comprar o aparelho, que custa cerca de R$ 38 mil. O simulador é semelhante a um carro e também lembra um jogo de videogame.
O condutor senta no banco do motorista, põe o cinto de segurança e liga a chave na ignição. O computador do aparelho passa todas as orientações de como o condutor deve proceder. Além disso, um instrutor capacitado também irá auxiliá-lo em caso de dúvidas e corrigir movimentos errados.
Na Autoescola Pirabeiraba, Ginésia Krause será a instrutora responsável por essa função. Ela recebeu um curso da própria empresa que forneceu o simulador. Como o equipamento fará parte de grade curricular do curso para receber a CNH somente em julho, Ginésia fez uma demonstração de como funcionam as aulas para a reportagem do jornal “A Notícia”. Cada aluno terá de fazer cinco aulas de trinta minutos.
—O simulador vai facilitar o processo de aprendizagem porque o aluno terá a oportunidade de conhecer o carro antes de dirigi-lo. Na primeira aula, por exemplo, ele aprende a função de cada pedal e a aceleração—, explica a instrutora.
Assim como acontece na vida real, o condutor também enfrenta condições adversas durante as aulas. Ele precisa mexer na marcha e trabalhar os pedais para parar o carro no semáforo ou frear rapidamente para evitar uma acidente.
É necessário ligar a seta quando vai virar à direita ou à esquerda, ligar o limpador quando está chovendo e olhar o retrovisor para trocar de pista, por exemplo. Quando o aluno comete um erro, o simulador avisa.
Equipamento faz relatório para o aluno
Ao final de cada aula, o próprio equipamento emite um relatório informando o que foi feito de forma errada. O aparelho não tem a função de aprovar ou reprovar o aluno, apenas de instruí-lo antes de iniciar a parte prática.
O delegado regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior, afirma que o simulador irá preparar melhor o motorista. Ele destaca que o aparelho será usado em todo o País e servirá como um instrumento de auxílio para o candidato que pretende tirar a CNH.
Apesar de o aparelho ter cinco opções de aulas, o grau de dificuldade poderá mudar na mesma aula dependendo do desempenho do aluno.
A diretora de ensino da autoescola, Dilceia Palhano Bohajenko Graniel, explica que o condutor terá a oportunidade de experimentar condições adversas durante o percurso, como um pedestre que atravessa a rua de repente, por exemplo.
— O motorista poderá compreender como as coisas acontecem no trânsito e medir como irá reagir em determinadas situações—, diz Dilceia, ao ressaltar que o aparelho poderá corrigir motoristas que já têm vícios.
Como o simulador será obrigatório, as cinco aulas também serão registradas por meio do sistema biométrico e funcionará com uma webcam ligada.
Aluno em situações de tráfego*
O simulador de direção, como complemento ao processo de formação, é extremamente importante, pois permite a exposição do aluno de forma gradual a situações de tráfego, sejam condições normais ou adversas; sem estresse e, principalmente, num ambiente seguro.
Acredito que o equipamento possa contribuir efetivamente para aprimorar o processo de formação do condutor. O aprendiz de direção, quando faz o treinamento na prática, geralmente não tem uma autoconfiança e acaba dificultando o fluxo de trânsito. Com isso, muitos motoristas experientes não têm o devido respeito a quem está aprendendo a conduzir os veículos.
O simulador vai evitar esse desgaste e também ajuda o condutor a estar mais preparado para situações de risco que encontramos no nosso dia a dia. Principalmente, ajuda a prevenir muitas infrações de trânsito, como o fluxo em corredores de ônibus ou conversões erradas.
Via A Noticia
O artigo: Simulador veicular será obrigatório nas autoescolas a partir de julho, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.